segunda-feira, 4 de abril de 2011

OBA 2011!



CEJA Donaninha Arruda participa pela 2ª vez da OBA -
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
                                                                           por Glícia Lima - glíciaalima@yahoo.com.br

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas. A olímpíada é  aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do ensino médio. A OBA ocorre na  escola em uma única fase. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.
O CEJA participará da XIV OBA que ocorrerá na sexta-feira, dia 13 de maio de 2011 sob a coordenação do professor Idelfonso Silva com a parceria dos professores Fábio  Lima, Luzirene Ferreira e apoio dos demais professores da Àrea de Ciências da Natureza e Humanas. 
Além da mobilização dos estudantes da escola o professor Idelfonso está  promovendo oficinas para os estudantes  e professores participantes, nos turnos da manhã e noite. Está prevista  para o dia 28.04.2011 aula de campo em Fortaleza: visita a "Seara das Ciências" no Campus da UFC; sessão no "Planetário Rubens de Azevedo " no Centro Cultural Dragão do Mar e uma tarde de oficinas promovidas pelos professores do planetário específica para a  OBA.  "Todas essas ações planejadas são para maior aprofundamento dos estudantes nessa modalidade de olímpiada,  além de proporcionar aos mesmos uma nova visão da ciências e tecnologia , dismistificando a Física  que é vista como um "bicho papão", visando uma melhor desenvoltura de nossos estudantes este ano. " - comenta o professor Idelfonso.
   
Alunos na 1ª oficina preparatória da OBA-2011
  
Resolvendo provas anteriores 
Desbravando a astronomia com o professor Idelfonso
Leia mais:

Um comentário:

  1. OOOBA,

    Que maravilha,nossa escola se alegra com essa experiência de trabalhar temas como Astronomia e Astronáutica no nosso cotidiano. Quem diria, temas tão 'distante do cotidiano de uma escola pública, agora adentra o chão da escola, estimula alunos e professores, desmistifica o tema e o traz para pertinho de nós. Isso é universalização do saber.

    Parabéns alunos/as por aceitarem o desafio! Parabéns professor coordenador - Idelfonso - por ousar fazer aquilo que ninguem tinha feito mas que é possível fazer.

    Sucesso, boa sorte e rumo ao planetário.

    ResponderExcluir