quinta-feira, 28 de abril de 2011

CEJA vai a Câmara de Vereadores


CEJA tem espaço na pauta da sessão da Câmara Municipal de Baturité, dia 18.04.2011 e apresenta “Projeto Revitalização da Praça do Salgado Com VIDA”


                           por Glícia Lima - gliciaalima@yahoo.com.br 

O “Projeto Revitalização da Praça do Salgado com VIDA” é apresentado para os vereadores e comunidade como uma maneira de socializar as suas ações para o legislativo e a sociedade, conseguindo o seu apoio. 

Comunidade participando da sessão da Câmara

Além de buscar compartilhar responsabilidades com o legislativo para a sustentabilidade socioambiental do município de modo a contribuir com ações concretas que possam intervir na realidade local. Buscou ainda, despertar a consciência crítica e o senso de cidadania de cada um dos presentes na sessão do dia, que contou com a presença significativa de comerciantes, educadores, estudantes e comunitários.

 
 
 
   
Prfª Sofia apresentando o projeto
A coordenadora do CEJA, Profª Regina Sofia Paiva, acessorada pela profª Magda C. Branco - coordenadora do projeto - foi à plenária e socializou as ações do projeto para os presentes, solicitando o apoio da Câmara e encaminhamento legal das reivindicações para aprovação do executivo. Uma delas é o abaixo-assinado - com 232 assinaturas e o projeto para apreciação e sansão pela Prefeita Municipal.

Os vereadores parabenizaram a ação do CEJA em trabalhar temas em seus projetos que buscam despertar consciências e senso de cidadania não só de seus estudantes, mas também, da comunidade e dos gestores públicos se colocando a disposição para contribuir.

“O CEJA já tem a prática de vir a esta Casa para expor as ações de seus projetos. Sei que alguns, já foram premiados”, comenta o vereador Alexandre. Como bioquímico se coloca a disposição para contribuir com as ações do projeto; incluindo cessão de mudas de plantas medicinais e seu manuseio e com orientações para a fabricação de desinfetante que pode gerar renda para a comunidade do bairro.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Francisco Mendes dos Santos, autor do requerimento que pede a revitalização da Praça Luiz Ponciano Silveira conhecida como Praça do Salgado diz que, ela “merece nosso apreço porque além de ser patrimônio público, um bem da comunidade, funciona como um portão de entrada da cidade. Por isso, precisa ter uma boa apresentação também para os nossos visitantes” já que se trata de uma região de turismo.

“Que a ação do CEJA sirva de exemplo para outras escolas buscarem a mobilização do setor público para a manutenção de outras praças do município”, comenta o vereador Luciano.

Estudantes e professores exercitando a cidadania

Agora, continuar cuidando do nosso município é preciso... O acompanhamento das ações para atingir os objetivos do projeto continua assim como, o seguimento de suas com atividades para a sustentabilidade ambiental da praça.  

Dessa forma, o CEJA Donaninha Arruda funciona como espaço de disseminação de cidadania, onde a partir da observação e conhecimento de problemas sociais do cotidiano da comunidade que está inserida procura intervir com ações que possibilitem o exercício da cidadania de seus estudantes e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário