O CEJA



CEJA - CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DONANINHA ARRUDA.

Caro(a) Aluno(a),


O Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda é uma Instituição Escolar especialmente planejada para a escolarização de Jovens e Adultos. Faz parte do Sistema de Ensino Público de Estado do Ceará, sob a dependência administrativa da Secretaria da Educação. É uma escola com estrutura flexível, que aceita matrícula em qualquer época do ano, com frequência não rígida, pois adota a modalidade de ensino semipresencial, permitindo ao aluno adentrar a escola no horário que lhe for conveniente.

O processo pedagógico está fundamentado numa proposta de comunicação direta entre o professor e o aluno, valorizando o intercâmbio de experiências, saberes, cooperação e diálogo.

A matrícula do aluno pode ser efetuada mediante avaliação de conhecimentos, sem obrigatoriedade de apresentar transferência ou documento comprobatório de conclusão do nível anterior (art. 5º e 24, da LDB 9.394/96).



SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A promoção será resultado do processo de ensino-aprendizagem que deverá apontar para o aproveitamento de no mínimo 70% dos conteúdos estudados em cada módulo e / ou caderno.

Considerar-se-á aprovado o aluno que obtiver o resultado igual ou superior a seis em cada disciplina.

Aos alunos que não atingirem o rendimento de no mínimo 60% dos conteúdos estudados quando avaliados, serão oferecidas novas oportunidades de estudo com orientação do professor, considerando o período mínimo de até três dias consecutivos de preparação, antes de submeter-se a nova avaliação.

Diante da avaliação insatisfatória, o aluno receberá orientação e atividade suplementar para subsidiar sua aprendizagem.



O QUE OFERECEMOS

1. SUPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS

(Art. 5º, Inciso II – Res. 363/2000 do C.E.C)

Corresponde ao prosseguimento de escolaridade anterior, qualquer que tenha sido o ciclo ou série concluída do aluno. Esse tipo de matrícula é equivalente ao ensino fundamental e ao ensino médio ou a ambos.
De acordo com a Lei Nº 9.394/96, o aluno deverá possuir domínio de conteúdo e idade de 15 anos, para cursar o Ensino Fundamental, e 18, para cursar o Médio na modalidade EJA. Pode inclusive, dependendo do domínio cognitivo, competências e habilidades, cursar o Ensino Médio, sem ter cursado o Fundamental. O importante é ter idade e domínio de conhecimento.

Cursos que compreendem esse tipo de atendimento:

- Diagnóstico (Nível correspondente do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental);

- Fundamental Modular (Nível correspondente do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental);

- Médio Modular (Nível correspondente do 1° ao 3° ano do ensino médio)



2. APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

(Art. 24; V, alínea d da Lei de N.º: 9.394/96)

Destinado ao atendimento de alunos que tenham interrompido seus estudos em alguma série ou ciclo do Ensino Fundamental ou Médio, desde que apresente o respectivo histórico escolar da série já concluída. Os alunos nesse tipo de atendimento cursarão apenas os módulos referentes às series que restam para a conclusão do curso.



3. PROGRESSÃO PARCIAL

Entende-se por progressão parcial o processo que permite o aluno avançar de uma série para outra, em disciplina não concluída na última série cursada.

Destinado aos alunos do ensino fundamental e médio oriundos de escolas convencionais, que não obtiveram êxito (REPROVAÇÃO), em uma ou várias disciplinas (não todas, sendo assim não poderá haver progressão).

Para a efetivação deste atendimento, o aluno deverá comprovar a condição de reprovação na disciplina e apresentar o comprovante de matrícula da escola de origem.

4. AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS (ATUALIZAÇÃO/REVISÃO DE ESTUDOS)



A QUEM SE DESTINA

Alunos que já concluíram o ensino fundamental e/ou ensino médio e que por motivos diversos desejam melhorar os seus conhecimentos em uma ou mais disciplinas da Base Comum Nacional.



ORIENTAÇÕES GERAIS

1. A duração do curso será de 12 meses a contar da data de matrícula do aluno;

2. O aluno matriculado no curso de revisão de estudos terá direito a usufruir de todos os ambientes de aprendizagens, recursos pedagógicos e demais benefícios disponibilizados aos alunos matriculados para a conclusão da Educação Básica nos CEJA’s.

3. A avaliação da aprendizagem deverá ser realizada, após o estudo de cada módulo, no período máximo de 15(quinze) dias e acompanhada pelos professores da disciplina / área do conhecimento;

4. A ausência do aluno ao CEJA por 30 (trinta) dias consecutivos, sem justificativa, implicará no cancelamento da matrícula;

5. A renovação da matrícula, no curso de revisão de estudo será permitida, por uma única vez, respeitada a prioridade de atendimento para os novatos e o cumprimento da periodicidade estabelecida para a avaliação dos módulos revisados.



INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

1. O aluno que se ausentar por mais de três meses seguidos será considerado desistente pela escola, devendo dirigir-se ao SASP para esclarecimentos e autorização de rematrícula.

2. Para solicitar carteira estudantil, o aluno deverá ter no mínimo quatro freqüências nos últimos trinta dias.

3. Para atendimento o aluno deverá:

• Apresentar todas as atividades do módulo ao professor, antes da avaliação;

• Devolver os módulos e/ou cadernos nas mesmas condições recebidas, logo após a aprovação na avaliação ou em caso de desistência do curso;

•Vestir-se de forma adequada para adentrar e permanecer nas dependências do CEJA, como: sala de avaliação, salas de estudo, entre outras.



NÚCLEO GESTOR:

Diretor Escolar
Sherlley Kelly Borges da Silva


Coordenadores Escolar

Sofia Regina Paiva Ribeiro
Ana Lúcia Nobre


Secretária Escolar
Marta Maria Costa Alves



 
MISSÃO
Ser um ambiente harmonioso que acredita no potencial humano e aponte diversos caminhos para a realização dos sonhos de jovens e adultos com a participação coletiva.


VISÃO
Até 2015 ser um centro de referência eficaz na educação de jovens e adultos no estado do Ceará. Identificando-se como um ambiente de trabalho com infra-estrutura adequada ao desenvolvimento integral das pessoas, em conexão com os saberes da comunidade.


VALORES
1 – Acreditar na capacidade humana;
2 – Respeitar as diferenças;
3 Valorizar as potencialidades da comunidade escolar;
4 Ética nas atitudes;
5 Assiduidade, pontualidade e compromisso com a escola.