quarta-feira, 20 de abril de 2011

Consciência Verde no CEJA

Comunidade escolar do CEJA promove o “Dia da Consciência Verde” lançando as sementesdo “Projeto de Revitalização da Praça do Salgado com Vida”, no dia 16.04.2011
Abertura das atividades com participação
 da comunidades escolar e comunitários
Estudantes do CEJA e do Projeto E-Jovem, em parceria com a comunidade lançam as sementes do “Projeto Revitalização da Praça do Salgado Com Vida”, integrando a defesa e sustentabilidade do ambiente da escola, da Praça Luiz Ponciano Silveira, conhecida como “Praça do Salgado”- na Rua Duque de Caxias, Bairro Putiú em Baturité.  
Uma ação concreta, a  limpeza da Praça
Para tanto, houve a promoção do “Dia da Consciência Verde” na manhã de sábado do dia 16.04.2011 que buscou mobilizar a comunidade e o poder público para realização de ações concretas e assim, revitalizar a “Praça do Salgado” como espaço de lazer, cultura e extensão das atividades educativas da escola e comunidade.

As ações do dia envolveram estudantes do CEJA e do Projeto E-Jovem - módulo I, professores, núcleo gestor, pais de alunos, comunidade e poder público através de várias ações:
Ø Blitz Educativa - uma equipe de estudantes e professores fizeram um pedágio educativo em frente à praça, distribuindo mudas de plantas da flora da região e material publicitário para os pedestres e motoristas.
Ø Limpeza da Praça - foi iniciada pelos estudantes, professores e comunidade em conjunto com a equipe de limpeza da prefeitura.
Ø Plantação de árvores nativas e plantas ornamentais na Praça - por estudantes e comunidade que fizeram a plantação de árvores da mata atlântica e plantas ornamentais.
Ø Tenda Informativa - com apresentação de vídeos educativos sobre sustentabilidade ambiental.
Ø Tenda de Plantas - com exposição de espécies da flora local e material publicitário para distribuir na blitz e com os presentes.
Ø Tenda da Saúde - A equipe de endemias da Secretaria de Saúde do Município realizou um trabalho educativo para prevenção da dengue, distribuindo panfletos informativos e peixinhos para caixas d’água. 
Ø Grupo MusicaIDADES,  e a árvore viva representada pela ProfªRogéria,  animando o evento na praça durante toda manhã.

Vereador Fco. Mendes sendo entrevistado na S. Miguel
Contou ainda, com o studio móvel da FM São Miguel que fez a cobertura exclusiva do evento no  programa “Manhã da Gente” do radialista Paulo George. O programa contou com a participação dos ouvintes do Maciço de Baturité como também de autoridades presentes no evento, que foram entrevistadas no programa.

Presença da coordenadora da 8ª CREDE
Estiveram no evento a coordenadora da 8ª CREDE, Profª Lúcia Torres, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Baturité, vereador Francisco Mendes dos Santos, Secretaria de Infra - estrutura e Urbanismo representada pelo Sr. Xavier e a equipe de endemias da Secretaria de Saúde.

O Projeto conta com muitas parcerias que precisam ser ampliadas para sua sustentabilidade, dentre elas: 8ª CREDE; SEMACE; BNB; das Secretarias Municipais de Baturité - Educação, Obras, Infra - estrutura e Urbanismo e  Saúde; FM Girassol, FM São Miguel e Rádio Maciço de Baturité.
Um abraço na natureza

O projeto continua ativo. Suas ações buscam atingir os seus objetivos:a revitalização da praça e sua sustentabilidade ambiental para uso comunitário dos baturiteenses.

No seu cronograma está previsto ações para o mês de maio que se inicia com a avaliação das ações realizadas e planejamento de outras pela equipe de coordenação do projeto e ainda, a busca de ampliar as parcerias que corroborem com os objetivos do projeto.

Bliz educativa
Enfatizando a “Semana do Meio Ambiente” comemorada, no mês de junho, estão prevista atividades como:


Ø Um seminário com o objetivo de dar continuidade a mobilização da comunidade e do poder público para a concretização das ações previstas;
Ø “Rodas de Diálogo” nas rádios locais para avaliar e divulgar suas conquistas para a comunidade.
Ø “Feira Cultural do Projeto” - culminância do projeto - expondo as produções de todas as atividades realizadas com show cultural.
 
Sendo assim, “só resta ao homem (...) por o pé no chão do seu coração humanizar o homem descobrindo em suas entranhas a perene, insuspeitada alegria de conviver.” (Carlos Drummond de Andrade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário