sábado, 16 de abril de 2011

Multimeios

Projeto LeiturAÇÃO

Oficina de meio ambiente é ministrada na Multimeios

para estudantes do projeto Leituração em 12.03.2011

A Oficina do dia 12.03.2011 faz parte das ações do Projeto LeiturAÇÃO desenvolvido pela Multimeios e trabalhou  o tema  meio ambiente. Contou com a colaboração da sala diagnóstico e da área de Ciências da Natureza, sendo ministrada pela professoras professora Glícia Lima e Luzirene Ferreira. Na abertura estiveram presentes a diretora do CEJA, a profª Ana Cláudia Assis e os professores Paulo George e Heloísa.

A oficina também integra as ações do “Projeto Revitalização da Praça do Salgado Com Vida" e buscou fazer com os participantes reflexões sobre: o conceito de meio ambiente; da importância das ações humanas individuais e coletivas para modificações dos espaços e  ainda, sobre a   responsabilidade das ações dos habitantes na manutenção e preservação do ambiente.

“O seu olhar lá fora /o seu olhar melhora/melhora o meu”. Assim diz a canção de Marisa Monte e Arnaldo Antunes. A partir dos olhares dos próprios estudantes integrantes da comunidade para (re) conhecer o patrimônio material e natural do seu lugar poderão realizar mudanças de hábitos, encontrando soluções de  problemas da sua comunidade. Enfim, passando a contribuir na sua própria qualidade de vida e sobrevivência no planeta.

Assim, a oficina denominada “Paisagens de Baturité” contextualizou o tema meio ambiente, focando o município de Baturité como mais uma oportunidade de tratar de conhecimentos diretamente vinculados a realidade dos estudantes no currículo escolar.  A escolha do tema favoreceu a reflexão deles na compreensão do espaço que habitam - muitas vezes despercebidos pelos estudantes - passando            a identificar neles outras características, à medida que iam sendo realizados questionamentos sobre eles.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário