segunda-feira, 4 de abril de 2011

CEJA comemora prêmio


Projeto MusicalIDADES
recebe premiação do Instituto da Cidadania e parceiros
na casa da Indústria em  31.03.11

                                                                                  Por Glícia Lima - gliciaalima@yahoo.com.br
O Projeto MusicalIDADES recebe premiação na Solenidade de Outorga do “Prêmio Construindo a Nação 2009-2010” realizada pelo SESI, na Casa da Indústria  no último dia 31.03.11. Os participantes do projeto foram premiados com um passeio turístico em Fortaleza, que aproveitaram para se divertir e conhecer seus  principais monumentos históricos. E a escola recebeu como   prêmio um baú de livros para incentivar a leitura. 


As ações do projeto contemplamm a cultura musical do estudante, trabalhando a expressão e  comunicação  com esse recurso linguístico, articulando percepção, sensibilidade, reflexão e imaginação criadora a partir de suas vivências sócioculturais. Iniciou com a formação de um coral e depois, adicionou dança e teatro. Portanto, caiu em terra fértil e contagiou a maioria dos professores e estudantes, envolveu funcionários e a comunidade.

A sua ressonância na comunidade local funciona como termômetro da repercussão do trabalho desenvolvido, materializando-se com convites para apresentações musicais em outros espaços sociais e culminando com a premiação do projeto no "Prêmio Construindo a Nação 2010-2011" pelo Instituto da Cidadania Brasil, em primeiro lugar na categoria EJA.

Momentos emocionantes foram  vivenciados   por todos nós que participamos da solenidade. Um deles foi a apresentação dos projetos pelas escolas vencedoras. O CEJA com o Projeto MusicalIDADES  fechou a Solenidade com muita beleza e graça apresentando o espetáculo "Miscigenação" inspirado nas tradições Cearenses e na cultura Africana, que contou com roteiro dos professores Paulo George e Helena Vasconcelos . O espetáculo é a síntese das ações desenvolvidadas no projeto coordenado pelo professor de artes Paulo George em parceria com a sala Multimeios do CEJA.

 A platéia ficou atenta a apresentação demonstrando a sua satisfação aplaudindo muito o grupo do CEJA. Estiveram presentes a Professora Regina Castro – ex- professora do CEJA e incentivadora da inscrição da escola no Prêmio, professora Lúcia Torres, coordenadora da 8ª CREDE e a professora Helen  da SEDUC. - E- Jovem .

Este é o quarto Projeto do CEJA premiado pelo Instituto da Cidadania em primeiro lugar: “Projeto Pássaro Livre”, 2007-2008; “Projeto O Folguedo do Reisado em Baturité, 2008-2009; “Projeto Café com Letras”, 2009-2010; “Projeto MusicalIDADES”, 2010-2011. Isso demonstra a força e vocação da equipe cejiana de desenvolver projetos que envolvam a comunidade e  exercitem a cidadania dos participantes, por isso as premiações recebidas, nos últimas quatro edições do Prêmio Construindo a  Nação.

O “Musicalidades” contou  com parcerias que são de fundamental importância para a continuidade do projeto, dentre elas: o Núcleo Gestor do CEJA; professores das áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e   da Natureza; Conselho Escolar; 8ᵃ Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação e Rádios Maciço de  Baturité, FM Girassol e  FM São Miguel.

Em 2011, na sua terceira edição, mesmo depois da premiação, o “Projeto MusicalIDADES”  permanece vigoroso e vai continuar proporcionando a elevação do nível cultural dos estudantes, reduzindo a evasão escolar e possibilitando  um maior conhecimento e domínio da linguagem musical que permeia as relações do mundo. 




Leia mais:

5 comentários:

  1. bem essa apresentação foi dezzzzz
    quando é que vai ser a proxima ??
    vlwww !!!!!
    mas eu estou bonito ali no meio viuuu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos/as,

    Que alegria termos vivenciado experiência tão rica por ocasião da premiação do 'CONSTRUINDO A NAÇÂO'.
    O que vimos foi a expressaõ da beleza do simples, da boniteza, da magia, da fluidez, do encantamento, da partilha de saberes como tão bem diz nosso mestre Paulo Freire, "Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens/mulheres que, em comunhão, buscam saber mais."

    Parabéns a todos/as e acreditem, juntos somos muito mais!
    Profa. Ana Cláu
    dia Lima de Assis

    ResponderExcluir
  3. Gennnnnnnnnnnnte!!!!!!
    Que mágico!!!!
    Que formidável!
    O que mais me facina é ver alunos, professores, comunidade numa só sintonia, numa só manifestação, promovendo a arte e resgando cultura.
    Pense num povo da peste!!!!!!!!!!
    Me realizo no meio deles!!!!
    Valeu mesmo meus queridos!!!!
    Parabéns ao NG do CEJA, professores e aluno envolvidos e toda comunidade.
    Queremos agradecer aos parceiros e parceiras : Crede 8 na pessoa da Coordenadora regional Profa. Lúcia Torres e as Emissoras de Rádio Local:FM São Miguel - FM Girassol e Rádio Maciço AM.

    ResponderExcluir
  4. OLHA A SILVIA
    MUITO FAMOSA BICHA VÉA
    VLWW !!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda equipe... Essa turma é dapesada!

    ResponderExcluir