sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aula de campo


Os estudantes do E-Jovem Plus do CEJA Donaninha Arruda realizam uma caminhada cultural e (re)conhecem o Patrimônio de Baturité

                                                       Por Glicia Lima- gliciaalima@yahoo.com.br
Estudantes do E-jovem Plus do CEJA Donaninha Arruda fazem caminhada cultural (re) conhecendo o conjunto arquitetônico do Bairro Putiú e da Estação Ferroviária, dia 16.06.2011. Visitaram também a Biblioteca Pública Meneses Pimentel e a exposição “Maciço de Baturité Patrimônio e Herança Cultural”, no Centro Cultural de Baturité.

A caminhada cultural foi uma iniciativa da educadora da turma do E- Jovem Plus, Édna Fernandes e contou com o apoio do Núcleo Gestor e da equipe da sala Multimeios do CEJA, que organizou um roteiro com um pequeno recorte das estruturas culturais do Bairro Putiú para o reconhecimento pelos estudantes.

A partir da fachada da escola, começamos a chamar atenção dos estudantes para focar o olhar em toda a paisagem urbana que íamos passar. Analisar, observar e informar se percebem alguma modificação: na Praça, em frente a escola, se sabem qual a denominação oficial dela; na organização das ruas; nas edificações-se há casarões no bairro.

No conjunto arquitetônico do Putiú, além de observar a sua arquitetura do século XIX, os estudantes aprenderam um pouco da história de Baturité e da implantação da linha férrea no Ceará.

Conheceram o Museu de Baturité e seu rico acervo de objetos da estação ferroviária com peças da Galeria de Arte Olavo de Alencar Dutra e outras doadas por famílias da região. 

No Galpão de Arte foram recebidos pelo casal Eduardo Tito e Aldenora que explicaram a importância de ter alternativas de geração de renda através do artesanato. Para eles, um prazer explicar para os jovens o processo de criação das peças expostas, que em sua maioria são produtos da reutillização de materiais da natureza como a palha da bananeira.

Depois, continuamos o percurso, sempre atentos, a paisagem e suas modificações até o Centro Cultural de Baturité para visitar a “Biblioteca Pública Meneses Pimentel” e ver a exposição “Maciço de Baturité Patrimônio e Herança Cultural”, que está percorrendo os municípios filiados a AMAB- Associação dos Municípios de Baturité.

Uma oportunidade para os jovens (re)conhecerem o patrimônio da região e assim, valorizá-lo, preservá –lo e divulgá-lo para que seja respeitada a sua identidade cultural.
Sendo assim, a caminhada cultural propiciou momentos de interação e aprendizagem entre educadores e estudantes, que participaram atentos com questionamentos e comentários sobre os aspectos históricos e culturais do Maciço de Baturité.

10 comentários:

  1. Parabéns aos estudantes do E-jovem Plus do CEJA Donaninha Arruda, a educadora Édna Fernandes e a equipe da sala Multimeios pela iniciativa da caminhada cultural, incluindo na ação educativa o patrimônio local, valorizando assim, nossa identidade.
    Luzirene Ferreira
    Profª do CEJA

    ResponderExcluir
  2. Experiência inédita e muito interessante,para contribuir para a nossa formação, e valorizarmos cada vez mais o nossa cidade. Que tem uma historia muito interessante e tão pouco conhecida.
    Parabéns pela iniciativa da Professora Edna e Professora Glícia.
    Marilia Brena
    Estudante do E-jovem Plus (Ceja Donaninha Arruda)

    ResponderExcluir
  3. Sou Davi aluno do Enten Jovem Plus, foi um imenso prazer ter compartilhado este grande momento com meus colegas da turma. Sei que não só eu mais que todos nós gostamos de ter conhecido um pouco mais do nosso município e aprofundado nossos conhecimentos. Obrigado pelas horas que mim foi concedida.

    ResponderExcluir
  4. Foi muito proveitoso para mim e para todos os meus colegas, viver essas novas experiências para aumentar cada vez mais nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a nossa Educadora Edna e a Professora Glicia por ter me ajudado a conhecer melhor o município onde moro. A aula de campo foi muito proveitoso e cansativo porém de grande valia.
    Rayonara Cardins
    Estudante do E-Jovem Plus (Ceja Donaninha Arruda)

    ResponderExcluir
  6. Uma aula bastante plausível, a qual nos possibilitou um vasto conhecimento sobre o patrimônio cultural do nosso município, e que foi de grande valia para mim e todos os meus colegas!
    Hyngred Oliveira
    (Aluna do E-Jovem Plus)

    ResponderExcluir
  7. Sou o Danilo aluno do E-JOVEM PLUS,e no dia 16.06.2011,
    tivemos uma aula de compo; conhecemos um pouco da cultural de nossa cidade, que foi a estação ferroviária. A estação de Baturité foi inaugurada em 1882, permanecendo oito anos como ponta da linha. Era ela o objetivo
    inicial da ferrovia. A estação ainda está de pé e abriga o Salão de Artes da Prefeitura Municipal de Baturité.

    ResponderExcluir
  8. sou Alexandre aluno do Enter Jovem Plus,foi um dia muito interessante para mim e para os outros alunos,no dia conhecemos alguns dos pontos turísticos de Baturité e um pouco da cultura do nosso maciço,foi muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interesante pois conhecie bem melhor coisas da minha cidade que conhecia, porém, bem menos.

    Jandy Cardins !

    ResponderExcluir
  10. não conhecia a cidade onde moro,acho que devemos conhecer as pessoas que foram importantes para nossa cidade exemplo: ananias, olinto arruda,sebastiaõ chicutepedro, balaeiro,mestre vicente chagas .
    francisco ivanildo

    ResponderExcluir