quinta-feira, 15 de abril de 2010

PUBLICAÇÃO DO CEJA NO JORNAL "O POVO"

CEJA Donaninha Arruda é notícia no Jornal "O Povo".

CEJA tem redação premiada no concurso de redação do Programa de Educação Tributária publicada no Jornal "O Povo"- Jornal do Leitor dia 10.04.2010, na cobertura especial do prêmio.
Para homenagear a comunidade escolar do CEJA Donaninha Arruda e o nosso aluno vencedor, José Claudenildo Amorim- Ensino Médio semi - presencial, apresentamos o seu texto:
PRÁTICA EDUCACIONAL
A educação fiscal se constitui de uma prática educacional que objetiva o conhecimento da consciência cidadã. Ela é necessária ao exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre o cidadão e o Estado para a arrecadação do tributo.
Uma educação fiscal para a cidadania depende de um trabalho de sensibilidade da sociedade em seus diversos segmentos para a função sócio-econômica do tributo. Nessa função, o aspecto econômico se refere à otimização da receita pública, e o aspecto social à aplicação de recursos em benefício da população.
Infelizmente a sociedade brasileira, ainda, não possui plena consciência de seu dever de contribuir com a arrecadação de tributos e de fiscalizar a sua aplicação. Todo cidadão deve cobrar o documento fiscal na compra de mercadoria ou serviços prestados. A sonegação do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Pretação de Serviços, ou seja, o não recolhimento desse imposto constitui um ato grave com consequências diretas para a coletividade, que deixa de usufruir os benefícios sociais advindos da correta arrecadação e aplicação dos recursos.
Portanto, torna-se necessário que toda a sociedade se envolva no controle social dos recursos públicos, desde a arrecadação dos impostos até a definição de prioridades de aplicação, garantindo a qualidade de vida da sociedade com uso dos serviços e bens públicos a todos com eficiência.
Confira os detalhes da matéria e todos os textos vencedores do concurso no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário