sexta-feira, 22 de julho de 2011

Concorrer é Preciso!

Inscrição realizada com sucesso!

CEJA Donaninha Arruda inscreve experiência educacional do PAPI na escola, para concessão da Medalha Paulo Freire

                                                                          por Glícia Lima- gliciaalima@yahoo.com.br
A concessão da Medalha Paulo Freire é uma ação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e está sob coordenação e execução da Diretoria de Políticas de Educação de Jovens e Adultos-DPEJA-SECAD do Ministério da Educação, da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação Jovens e Adultos (CNAEJA) e dos fóruns estaduais e distrital de Educação de Jovens e Adultos.
O edital de 2011, objetiva identificar as experiências de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que articulem a continuidade dos estudos e a interface com o mundo do trabalho, na perspectiva da educação e aprendizagem ao longo da vida.
Uma ótima oportunidade para divulgar e compartilhar a experiência educativa do CEJA Donaninha Arruda na Educação de Idosos a partir da implantação do Programa de Atendimento a Pessoa Idosa. Por essa razão, resolvemos inscrever o Projeto “Para Aprender é Preciso Inovar” .
Desde 2008, a escola vem fortalecendo sua ação, atendendo a essa parcela da população a partir de 60 anos, senhores e senhoras, que estão em casa vivendo á margem da cultura letrada sem acesso ao processo de alfabetização e letramento.
Iniciou- se com um convite da 8ª CREDE - Coordenadoria Regional do Desenvolvimento da Educação para implantar  no CEJA o PAPI, projeto piloto do estado em regime especial, encarado pela comunidade escolar como um grande desafio.
 Aula da Profª Brena Santos, na  turma do  PAPI 2011
A experiência foi positiva, sendo reconhecida pela comunidade local. Por isso, em 2011, a ação continua e já está em sua terceira edição. Integra-se ao Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal e parceiros.
As aulas acontecem diariamente no CEJA, no horário de 15:00 às 17:00 horas. O curso tem uma duração de seis meses e os alunos ao receber o certificado se comprometem em realizar a matrícula no 1º seguimento da EJA.
O incentivo de prosseguimento aos estudos é uma característica diferenciada na metodologia aplicada no CEJA Donaninha Arruda. Começa com a professora em sala de aula e continua com todos os profissionais que os educandos tem acesso: núcleo gestor, coordenadores e outros professores da escola.
Como resposta, 69% dos estudantes de 2010 se matricularam em 2011. Estão frequentando a sala de aula, no 1º segmento da EJA, junto com os outros estudantes, jovens e adultos. Um encontro de gerações e de muito aprendizado.
Agora, esperamos também o reconhecimento das instituições educativas, responsáveis pela concessão da Medalha Paulo Freire, classificando esse projeto pelo seu grande alcance social a essa parcela de cidadãos e cidadãs, que contribuíram muito para sociedade com seu trabalho, mas ainda tem muito que aprender e ensinar ás gerações presentes.
Saiba mais:

Um comentário:

  1. O PAPI é Uma a das ações mais valorosas do CEJA D.A, onde rola uma quimica mística entre educandos, educadores, Núcleo gestor e demais funcionários. É a educação ao longo da vida acontecendo no cotidiano e utilizando diversas linguagens.
    Um abraço fraterno a essa equipe esplendorosa.
    Profa. Cláudia Assis

    ResponderExcluir