sexta-feira, 8 de julho de 2011

Projeto Africanidade

A Àrea de Ciências Humanas inicia projeto Historiografia Africana, promovendo oficinas para estudantes das modalidades presencial e semipresencial do CEJA

Mural do projeto na galeria da escola
 por Cleone Moura - cleonemoura@yahoo.com.br
Demóstenes, filósofo grego, dizia que pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos.Considerando esse ensinamento filosófico, iniciou-se o nosso Projeto de Historiografia Africana no CEJA, no dia 10.06.2011.

A Oficina "Africa e Brasil, dois continentes irmãos" foi  ofertadas nas turnas do PAPI -  Programa de Atendimento a Pessoa Idosa -  e para  estudantes da EJA do 1º segmento, no turno da tarde. As atividades da oficina foram elaboradas e ministradas pelas professoras Cleone Moura, Laura Moreira e Artemíza Paixão, que teve como objetivo  estudar o relacionamento histórico dos continentes africano e americano, levando o tema a discussão com os estudantes.

No turno da noite, a  mesma oficina foi ministrada pelas professoras Suiyane Lopes, Laura Moreira e Mércia Coelho para estudantes das modalides presencial e semipresencial, que participaram ativamente nas discusões do tema.Contou ainda, com a presença do superintendente do CEJA, professor Joilson Pedrosa.

Um momento oportuno para introdução do tema no currículo escolar pela relevância da cultura africana e dos afrodescendentes para a cultura brasileira, como também pela importância no cumprimento da lei nº10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da historiografia africana no currículo das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário