segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cultura afro no teatro


Professores do CEJA vão conferir a estréia do espetáculo Banzo no Centro Cultural de Baturité

Por Cleone Moura - Profª de História  e

Glícia Lima – Profª de Linguagens e Códigos

 

Quem vive a cata de prazeres perdeu se não foi assistir à peça Banzo, no dia 12 de maio de 2011, no Centro Cultural de Baturité. Uma trupe jovem da Cia Magote de Teatro fazendo teatro da melhor forma, com corpo e alma.

Uma surpresa maravilhosa! Aqueles jovens citando Castro Alves, falando da dor do negro que no século XIX, quando dava seu grito de alforria era duramente castigado. 

Todo espetáculo foi desenvolvido com o toque do atabaque pela estudante de percussão Helena Vasconcelos,que è  também professora do CEJA Donaninha Arruda. A musicalidade transmitida pelo tambor deu  a platéia uma maior possibilidade de mergulhar com mais profundidade na cultura africana.

Foi uma rica experiência presenciar a emoção daqueles jovens e ao assisti-los, possibilitou-nos fazer uma viagem ao passado. Para nós educadores, uma lição de Africanidade, um tema tão solicitado no currículo escolar, que esse jovem diretor soube ensinar tão bem e que todos nós precisamos assistir e aprender mais através da arte. Parabéns para o diretor João Paulo Freitas, pelo excelente trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário