quinta-feira, 19 de maio de 2011

CEJA nas ondas do Rádio

O CEJA NAS ONDAS DO RÁDIO : UMA REALIDADE QUE ULTRAPASSA AS BARREIRAS DO CONHECIMENTO E GERA EMOÇÃO...


O CEJA Donaninha Arruda com a intenção de ampliar a divulgação de sua missão e de sua ação educativa no Maciço de Baturité e assim, continuar contribuindo no processo de desenvolvimento do conhecimento dos habitantes desta Região entrou nas ondas do rádio... nas Ondas do rádio São Miguel.

Entendemos que esse é um espaço de mídia importantíssimo para a interação de conhecimentos. Sabemos que o rádio é um meio de comunicação ideal para se trabalhar a divulgação do nosso Centro de Educação de jovens e Adultos, por ser um espaço invisível de conhecimento, de saber potencial que pode atuar como veículo de conexão com a comunidade, fundindo-se os saberes acadêmicos com os do povo e assim, contribuir na transformação da sociedade.

Nessa visão, a valorização do espaço radiofônico como mídia educativa é ideal, pois sua abrangência atinge grande parte da população em tempo real, levando informação e incentivando o aprendizado escolar como formador de cidadãos para que sejam trabalhadores e trabalhadoras conscientes, desenvolvendo suas habilidades e apontando soluções criativas na sua comunidade para os diversos problemas sociais existentes.

Nossa odisséia começou no dia 11 de abril deste ano. Acontece por ocasião do Programa ‘Manhã da gente’ do comunicador e professor Paulo George, do nosso centro, já tendo ido ao ar cinco vezes. O quadro tem como âncora a profa. e diretora do CEJA Cláudia Assis e a cada programa um personagem novo se faz presente... Nossa viagem neste mês no ar tem sido muito gratificante, cheio de revelações como: Martinha, aluno Rafael, Sofia, Ozanira, Cézar, dentre outros.

No programa de hoje – 17/05/11 - o depoimento do ex-aluno e empresário bem sucedido Bosco Saraiva, o popilarr Bosco Cigano, emocionou a todos. O mesmo retratou sua trajetória de adulto de 56 anos que após a realização profissional, percebeu a existência de uma lacuna em sua vida, ou seja, percebeu que não ter sua escolarização de ens. Fundamental e Médio concluída o deprimia, o limitava frente a tantos outros desafios e possibilidades da vida.

No CEJA encontrou o apoio e incentivo que precisava, retomou os estudos, concluiu o Ens. Fundamental pelo Exame Supletivo, continuou sua odisséia e em outubro de 2010 ao fazer o ENEM obteve as notas suficientes para ter sua certificação do Ens. Médio. O mesmo agora é aluno do curso de Administração na FANOR – Faculdade do Nordeste. Freqüenta os bancos de uma universidade na capital Cearense, indo de Baturité para Fortaleza todo dia, superando todas as adversidades e cansaço do dia a dia, porém para este ‘Jovem’ aluno, o Céu é o limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário