quinta-feira, 3 de março de 2011

O CEJA na ECOSS...

Uma comissão do CEJA Donaninha Arruda participou do lançamento do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul - ECOSS dia 25.02.2011, na Casa de José de Alencar, em Messejana - Fortaleza, CE.

                                             
                                                                                                         Por Glícia Lima -gliciaalima@yahoo.com.br
O evento fez parte da I Reunião Técnica Internacional para implantação do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul - ECOSS com programação durante a semana passada - 21 a 25.02.2011- e terá sede na Universidade da Integração Internacional da Lusofobia Afro- Brasileira - UNILAB, em Redenção, CE .

A coordenação do evento representada pela professora Jaqueline Freire, iniciou a solenidade saudando a equipe do CEJA Donaninha Arruda. Relembrou a boa recepção que a comitiva da ECOSS recebeu no município de Baturité, na manhã do dia anterior se referindo também, a apresentação cultural dos grupos do CEJA de Baturité.  
Vários educadores e pesquisadores nacionais e internacionais convidados discutiram papel da Educação de Jovens e Adultos como uma educação emancipadora e transformadora adquirida no processo de desenvolvimento humano, “ao longo da vida” que pode contar com políticas públicas direcionadas para essa modalidade de ensino com investimentos na pesquisa e principalmente, em ensino.

Participaram convidados nacionais e internacionais UFC, UECE, IFCEUNILAB, SEDUC, Fórum EJA, UNESCO, Ministério da Cultura de Cabo Verde, Rede de Cooperação Sul-Sul de EJA, entre outros.
O encontro favorece as discussões sobre o ensino e pesquisa sobre  EJA no Brasil com cooperação internacional de alguns países, que também possuem os mesmos problemas de analfabetismo. Esse contexto é promissor para viabilizar a criação de políticas públicas para EJA.

No final da solenidade, convidados se confraternizaram num coquetel com show do cantor moçambicano Guilherme Silva, onde se despediram cantando e dançando.
Informe-se mais nos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário