sexta-feira, 18 de março de 2011

Multimeios

Multimeios dá continuidade Projeto LeiturAÇÃO

                                            

                                                                  por Helena Vasconcelos - heleva@elos@yahoo.com.br

A 1ª Oficina do Projeto LeiturAÇÃO desenvolvido pela Multimeios em parceria com Laboratório de Informática, se deu em 1.03.2011 e  foi ministrada pelas professoras Glícia Lima e Helena Vasconcelos.  

“Quebrar a rotina de sala de aula é a nossa meta”, por isso inserimos nesta oficina que denominamos: “Quem sou  eu”?, um tema transversal - Pluralidade Cultural,  que favorece a  reflexão dos estudantes para a compreensão da sua importância como ator de seu tempo histórico”, enfatiza a Profª Glícia .

Os estudantes foram acolhidos pelas professoras que cantaram a música indígena “Quem deu esse nó” que é parte do “Toré”, um ritual sagrado dos povos indígenas. É cantado e dançado com canções que lembram as lutas, as conquistas e as histórias desse povo.

A partir daí, várias indagações foram feitas sobre a identidade de cada um que procuram representar de maneira criativa o seu nome e sua história para o grupo.

Assim, as atividades incentivaram a valorização da auto-estima de cada participante, trabalhando a importância do significado do nome sua história para os outros e a comunidade que está inserido.

2 comentários:

  1. Parabéns professoras, essa ação fortalecerá muito a aprendizagem de nossos jovens e adultos e assim estaremos cumprindo nossa missão de ajudá-los a realizar seus sonhos, pois acredito que qualquer sonho, parte do acesso a leitura e a escrita.

    Estou feliz com a efetivação deste Projeto.

    Profa. Cláudia
    Diretora

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professoras Glícia e Helena, pela realização de mais um trabalho em prol do processo ensino-aprendizagem. Incentivar a auto-estima certamente contribuirá para a transformação de nossos alunos em sujeitos atuantes do meio ao qual estão inseridos.

    Luzirene Ferreira
    Profa. de Química-CEJA

    ResponderExcluir