quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fique por dentro...


CEJA Donaninha Arruda é parceiro do IPHAN e UNILAB, no trabalho de Exploração Científica na Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo em Baturité.
 
Neste mês de fevereiro uma Comissão de Arqueólogos e Historiadores do IPHAN, juntamente com um professor da UNILAB reuniram-se com professores da área de Ciências Humanas e Núcleo Gestor do CEJA Donaninha Arruda para nivelar as informações sobre um trabalho de exploração científica que o IPHAN-CE pretende desenvolver na Comunidade Quilombola da Serra do Evaristo em Baturité, onde encontra-se um Cemitério Indígena encravado no entorno do que hoje é a Capela daquela Comunidade.
De acordo com análise preliminar dos estudiosos do IPHAN as urnas funerárias ali encontradas provavelmente seriam dos índios da etnia aratus  que teriam habitado a região entre  700 a 1.500 anos atrás.
A elevada altitude e o difícil acesso podem ter levado esses povos a utilizarem-se da área como cemitério indígena e, posteriormente os africanos trazidos para a região como escravos teriam buscado refúgio do sistema de exloração que os vitimava.
 O CEJA Donaninha Arruda colocou-se a disposição do IPHAN para colaborar com a logística necessária a consecução dos objetivos a que se propõe o órgão federal responsável pela preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.
 Por Batista Assis

2 comentários:

  1. Eu sabia Rogéria, sempre acreditei no seu potencial!
    Desde "aquele" dia que vc chegou no ABC (na época) 3 anos atras e eu sentir: "Esta é uma guerreira de pai José"
    Parabéns!!!!
    bjus e qjus

    ResponderExcluir
  2. Rogéria,

    Parabéns!
    Você conseguiu realizar mais um sonho na sua vida: a formação acadêmica.
    Continue firme e forte buscando realizar todos os seus sonhos de felicidade.
    Glícia.

    ResponderExcluir