quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Passeio, Aprendizagem, Participação e Informação...

Alunos do PAPI visitam o Museu Senzala – Negro Liberto em Redenção
Nossa turma da terceira idade participou de uma aula de campo na Cidade de Redenção-Ce. Contamos com a presença da Coord. Escolar Sofia, a professora da turma Adriana e os dois professores do LEI Ozanira e Paulo George.

A Aula foi muuuuuuuuuuuito interessante, pois nossos alunos puderam conhecer um pouco da história dos escravos que viveram na fazenda, hoje Museu e alguns pontos turísticos de Redenção.
ROTEIRO PROGRAMÁTICO DA ATIVIDADE:

Busto da Princesa Foi construído em homenagem à princesa Isabel que libertou os escravos no Brasil. O monumento faz alusão ao cinquetenário da abolição no município e fica localizado na

Praça da Princesa Isabel, no Centro de Redenção

Praça da Liberdade – ObeliscoMonumento em concreto, pontiagudo e quadrangular, alusivo a um pelourinho. Fica localizado na Praça da Liberdade, no centro da cidade de Redenção.

Igreja de Nossa Senhora da Imaculada – Matriz
Concluída em agosto de 1868, em estilo romântico, a Igreja é um atrativo bastante visitado pelos turistas. Localizado na Praça da Matriz, no Centro de Redenção.
Monumento Negra Nua
O Monumento, construído na metade do século passado, é estruturado por concreto e revestido com pastilhas de azulejo. Retrata uma negra nua, que dá graças às luzes do céu por sua liberdade. Ele fica localizado na entrada da cidade, à avenida da Abolição, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.

Museu Histórico e Memorial da LiberdadeO museu, que faz parte do centro cultural que também abriga biblioteca pública e ilha digital, tem, em seu acervo, documentos históricos e raros como livros de compra e venda de escravos, objetos ligados aos escravos – inclusive instrumentos de tortura – peças de antigos engenhos, mobília, objetos sacros, entre outros.Localizado na rua José Costa Ribeiro, 102.

Sítio Livramento – Senzala Negro LibertoConstruído em 1873, o sítio é composto por engenho, casa grande e senzala. Atualmente, lá funciona uma fábrica de aguardente (Douradinha), que mantém preservada sua estrutura colonial histórica. O local é aberto à visitação de segunda a segunda e fica localizado na avenida da Abolição.


DISCIPLINAS TRABALHADAS:
PORTUGUÊS, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, ATUALIDADE (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário