segunda-feira, 26 de julho de 2010

CEJA é parceiro em projeto de empreendedorismo social





Inauguração da Fábrica de desidratação de frutas Elzinha
por Ana Claúdia Assis



Domingo, dia 25 de julho, dia comemorativo do Trabalhador Rural, a Comunidade Kolping do Coió, distante 1 km da sede, inaugurou sua Fábrica de Frutas Desidratadas Elzinha.

O nome é uma homenagem à professora da Universidade Federal Elza Braga, em reconhecimento por seu empenho no desenvolvimento social incentivando as Comunidades a se organizarem e buscarem alternativas a superação da atual situação de pobreza em que se encontram.

A Fábrica possui 4(quatro) estufas solares que desidratam as frutas utilizando-se do vigoroso calor solar e à noite são aquecidas pela combustão de um gás proveniente de um biodigestor na vacaria da Comunidade, que é um Assentamento da Reforma Agrária. Bananas, mangas, tomates, abacaxi, caju, dentre outras frutas serão desidratadas e comercializadas gerando renda para as familias da Comunidade que têm seus jovens como protagonistas do empreendimento solidário.

Na solenidade estavam presentes, além dos comunitários, lideranças sindicais e políticas do maciço, da imprensa, do comércio, da educação. Também familiares da professora homenageada (Elza Franco Braga )que vieram prestigiar o evento que se encerrou as 13h com almoço de confraternização.

O CEJA é parceiro deste empreendimento onde desenvolverá um trabalho de educação ambiental, utilizando as instalações e tecnologia da fábrica para favorecer o processo ensino aprendizagem de nosos jovens e adultos da região, através da realização de visitações ao local com aula expositiva monitorada por professores ou alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário