sexta-feira, 14 de maio de 2010

OBA!

Acesso a novos conhecimentos... Confira...

No dia 11 de maio – terça-feira - o CEJA realizou uma aula de campo com os alunos do ensino modular e presencial. Contamos com a presença de 15 alunos e 02 Professores (Profª Luzirene e Profº Paulo George) e a Coordenadora Escolar (Prof.ª Sofia). Essa aula interativa teve como norte a participação dos nossos alunos na OBA Olimpíada Brasileira de Astronomia.
Nosso roteiro teve como início a visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – fomos informados do seu objetivo que é democratizar o acesso à cultura, gerar novos empregos e movimentar o mercado turístico cearense, pois são 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário.
Estava em cartaz no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta a exposição “Pra Começo de Século”. A exposição, que comemora 10 anos do MAC, reúne 12 artistas e traça um panorama da produção contemporânea da primeira década do século XXI no Ceará, no Brasil e em outros países da América Latina.
Nossos alunos ficaram encantados com tantas novidades. “A exposição reúne artistas que tiveram suas carreiras deslanchadas na primeira década do século XXI (período de existência do museu), fazendo assim um pequeno recorte que procura abordar questões que certamente contribuirão na formação do alicerce das gerações que virão”.
EitaMAR” - Após o Dragão do Mar fomos para a Ponte Metálica na Praia de Iracema e conhecendo um pouca da sua História A princípio, a armação era de ferro e o lastro de madeira (1902). Depois, o piso passou a ser de aço e, por ser toda em estrutura metálica, recebeu o apelido de Ponte Metálica, nela desembarcavam e embarcavam passageiros e cargas no começo do século. Com a construção do Porto do Mucuripe em 1938, a ponte foi desativada e ficou abandonada até hoje. Atualmente, nela estão instaladas pessoas que fizeram suas casas e outras que a procuram para a prática da pesca com anzol. (“EitaMAR” foi a gíria mais usada em nosso turismo.)
O almoço foi um momento de descontração e socialização das informações. Tivemos uma parceria com o Restaurante do SESC que nos proporcionou um almoço de qualidade por um preço popular.
A tarde foi repleta de novidades, pois fomos para Seara das Ciências (UFC). Nossos discentes ficaram sabendo que a Seara da Ciência é o espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, submetido ao gabinete do reitor e vinculado à Pró-reitoria de Extensão. A Seara procura estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.
Visitamos os laboratórios de pesquisa e o Salão de Exposição, os estudantes puderam interagir com o mundo do saber, despertando para a criatividade e se envolvendo com a pesquisa. Soubemos que a missão da SEARA é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público e popularização da ciência.

Parabéns Pelo Sucesso!

4 comentários:

  1. A promoção de aulas de campo como essa mostra o interesse dos professores e do nosso núcleo gestor em trabalhar os conteúdos curriculares fazendo a sua contextualização.
    Sabemos que não é fácil promover aulas de campo, porque dá muito trabalho e precisa muita disposição e fólego para orientar nossos estudantes fora da escola.
    Que bom que tiveram coragem e enfrentaram esse desafio.
    Ousaram e conseguiram êxito.
    Parabéns para a equipe organizadora!
    Parabéns professora Luzirene,coordenadora da OBA no CEJA pelo sucesso de mais uma ação educativa.
    Profa. Glícia Lima.

    ResponderExcluir
  2. Promover a diversidade de metodologias de aprendizado é a melhor forma de envolver nossos alunos de corpo e alma no processo de aprendizagem. A Aula de campo realizada para SEARA das Ciências em Fortaleza foi algo fascinante. Pelas fotos e depoimentos vimos o brilho no olhar, o entusiasmo pela novidade e a autoestima elevada por se sentirem prestigiados com esta atividade pedagógica.

    Parabenizo a professora idealizadora- Luzirene-, a coord. Pedagógica - Sofia- o prof. apoio, Paulo George e todos os alunos pelo compromisso, disciplina e apreço que tiveram com esta atividade promovida pelo CEJA.
    Essa é a primeira de uma série, é só investir em um bom planejamento que estaremos aqui para apoiar.
    Profa. Ana Cláudia L.Assis
    Diretora da casa

    ResponderExcluir
  3. O CEJA participa pela primeira vez da OBA. Está sendo muito gratificante incentivar aos nossos educandos a realizar pesquisas e assim, possibilitar a produção de conhecimentos através dessa Olimpíada.
    É surpreendente o envolvimento de nossos alunos nas atividades propostas para a OBA; aulas preparatórias e nas pesquisas orientadas. Na aula de campo em Fortaleza, visitamos o Centro Dragão do Mar e a Seara das Ciências-UFC, proporcionando um maior embasamento para a olimpíada.
    É emocionante sentir o entusiasmo dos nossos alunos em contato com a cultura e a ciência!
    Estou muito feliz em contribuir com a participação do CEJA em mais uma atividade em prol da construção do conhecimento.
    Agradeço aos professores: Suiany, Fábio, Artemizia e Paulo George; ao núcleo Gestor: Ana Claudia, Sofia e João Paulo pelo apoio para a realização dessa atividade.

    Antonia Luzirene Ferreira
    Profa. Representante da OBA no CEJA

    ResponderExcluir
  4. A aula de campo foi um sucesso. Professores ótimos, dedicados, atenciosos, cuidadosos e principalmente, pessoas de caráter inestimável. Isso vai para você, Paulo George e Luzirene, sem esquecer, é claro, a coordenadora Sofia e também, não menos importante, os colegas que estavam presentes.
    Todo esse pessoal muitíssimo obrigado pelo dia de alegria...
    EITA MAR...NOIS NA FITA ZÉ...

    Ítalo Júnior
    17.05.2010

    ResponderExcluir