quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Uma lição de Vida!

Uma lição de vida

Por Glícia Lima

Os alunos do CEJA/PAPI - Programa de Alfabetização da Pessoa Idosa deram uma lição de vida aos colegas da escola e comunidade. São alunos a partir de 60 anos que são alfabetizados com inclusão digital integrantes de um projeto piloto da SEDUC, no CEJA de Baturité.
Eles mostraram no processo de desenvolvimento do curso que são capazes de quebrar velhos esteriótipos como:”papagaio velho não aprende a falar”. Aprende sim, confirmaram que estão aptos a “aprender ao longo da vida”, pois demonstraram disposição para atividades de leitura e escrita, usando as tecnologias.
Assim durante todo o ano de 2009 a turma foi alfabetizada incentivada pelo professor Evandro, apoiado pelo núcleo gestor e professores do CEJA e também, por técnicos da comunidade, que juntos promoveram varias oficinas pedagógicas, rodas de conversa, aulas de campo e encontros culturais num contexto de trocas de conhecimento.
Na festa de colação de grau, em 06.12.2009 os concludentes expressaram sua gratidão ao seu professor, a direção e toda equipe da escola que os acolheram,identificada no discurso da oradora da turma Maria de Nazaré:
Queria eu saber expressar em palavras todo sentimento de amor e gratidão que tenho pelo nosso professor e pela direção do CEJA Donaninha Arruda.
Queria eu saber agradecer de forma justa por tudo que fez por mim e a todos que aqui estão presentes e por tudo que representam em nossas vidas.
Deus foi mais generoso conosco enviando você em nossos caminhos.
Obrigada pelo carinho, pela atenção, pela paciência conosco, por tudo que aprendemos.
Você, Evandro mostrou com humildade com seu jeito simples de ser que nunca é tarde para aprender.”
Nos todos aprendemos também com a experiência de vida de cada um de vocês. Talvez, aprendemos muito mais que ensinamos”, diz a coordenadora Sofia na solenidade de colação de grau da turma.”
A festa constituiu-se de momentos de alegria num encontro de familiares, professores, funcionarios da escola e pessoas da comunidade que contribuíram no processo de ensino aprendizagem desse grupo de idosos que souberam cativar a comunidade escolar do CEJA.
Um brinde a todos os concludentes e ao CEJA por mais uma atividade bem sucedida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário