quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

HOMENAGEADO DO "CAFÉ COM LETRAS" EXPRESSA SUAS EMOÇÕES



A CONTRIBUIÇÃO DE CAFÉ COM LETRAS A CULTURA DE BATURITÉ

Por Hélio Furtado

Ainda sinto o cheiro do café na faxina, onde meu pai colocava-os com seus trabalhadores depois da colheita para serem secados. Sem esquecer-me, do gosto de café maduro, adocicado, que meu córtex cerebral sempre vem a recordar-me.

Depois eram levados a piladeira de seu Milton Castelo, onde os grãos eram ensacados, ficando prontos para a venda. .

Lembro-me das aulas que minha mãe ensinava, e de seus alunos correndo pelo terreiro, de suas poesias que eram recitadas e dos dramas realizados pelas casas da vizinhança de nosso sítio.

Hoje”, há alguns anos conheci Café com Letras, através da Professora Glícia Lima, Professora do CEJA que lendo minhas poesias, levou-as para o grupo de teatro “Espetáculos da Vida” que escolheu “Meu despertar”. Juntamente com contos e poesias de outros autores, foram recitados por artistas desconhecidos pelo público, que abrilhantam a cultura e a arte no Maciço de Baturité.

Café com Letras nos encanta nos faz artistas, deixa-nos criativos. Este ano tive outra poesia escolhida, ”A força que a sustenta” fazendo-me parte deste projeto vencedor, reconhecido pelos prêmios que recebeu durante sua história. Graça aos amantes das letras e da literatura que fazem poetas anônimos sentirem-se vivos, literariamente ativos, procurando cada vez mais produzir, como é o caso de vários livros surgidos por autores das poesias e contos de Café com Letras.

Estabelece para mim esta analogia de minha memória quando criança com o momento deste evento poético. Como deve aproximar culturalmente a comunidade, alunos, núcleo - gestor, atores, escritores enfim a todos que lá participaram, sentindo e provando, o aroma deste momento literário e único.

A cada ano Café com Letras recria-se, minha mãe perguntou-me, mostrando seu caderno, por sinal bem antigo, se no próximo ano poderia participar com uma de suas dezenas de poesias neste precioso café. Este é o um dos objetivos desta proposta literária, falei para ela.

Sinto que nós comunidade, podemos contribuir muito mais. Sei das dificuldades que os criadores e organizadores deste evento enfrentam. E que ele deve ser bem cuidado, não só porque já é vencedor conhecido interestadual, mais porque deve se tornar, patrimônio cultural de Baturité.

Contato do autor Hélio Furtado

E-mail: heliosfurtado@hotmail.com

Um comentário:

  1. O CAFÉ COM LETRAS é para mim um verdadeiro evento literário que uni o que há de mais belo dentro da literatura; a união de generos, do antigo ao contemporaneo. E fazer parte da construção de idéias que inovam, me faz sentir um tanto responsavel em propagar os frutos que brotaram e que ainda brotam desse saral, contribuindo para a formação critita de observar o simples com um olhar mais apurado, não apenas para enxergar, mas, também para sentir o que as palavras que compõe cada poesia, através de belíssimas peformanses, nos passam atravéz do gosto e cheiro de uma nova mistura que é o CAFÉ COM LETRAS.
    Cesar Monteiro

    ResponderExcluir