quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Café com Letras revela talentos

e premia CEJA Donaninha Arruda

Por Clarisse Cavalcante, jornalista, MTB/CE 1769.

Fotos: Artur Camurça

Hyllare Torres; Ingrid Lima; Veridiana Torres;Laura len; César Monteiro

Com o uso de múltiplas linguagens e textos que passeiam
entre a loucura e os encontros, os temas cotidianos e subjetividades humanas, o CEJA Donaninha Arruda reuniu a comunidade de educadores e artistas do município de Baturité-CE para a realização da quarta edição do Sarau Poético Café com Letras, aberto a toda a comunidade, na noite de 10 de dezembro de 2009. O projeto é resultado de um trabalho coordenado pelos professores da área de Linguagens e Códigos com a co-participação das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Desde 2006 o evento vem possibilitando a descoberta de novos talentos literários da escola e da comunidade. Francisco de Assis Gomes, 28 anos, é um exemplo disso. Durante o processo de conclusão do ensino médio, o agricultor se interessou pela interpretação teatral de poemas desde a primeira edição do Sarau, surpreendendo os professores com a imensa sensibilidade e dramaticidade de sua atuação. “Para mim o Café com Letras foi a realização de um sonho, de escrever poesias, e de ser valorizado pelo meu conhecimento”. Mesmo não sendo mais aluno, Francisco faz questão de participar do grupo de teatro da escola"Espetáculos da Vida" e do sarau.


Proporcionando diálogos entre artistas locais e renomados, fomentando a criatividade e colaborando na formação de uma geração de leitores críticos, o Café com Letras já faz parte do calendário anual do CEJA. Para a coordenadora do Sarau, professora Glícia Lima, é a continuidade do trabalho que faz do Café com Letras um agente disseminador da educação. “Estar continuamente trabalhando com novos talentos faz com que nosso projeto seja, essencialmente, um espaço de diálogo entre a cultura local, o cotidiano real dos moradores da comunidade com seus sonhos e suas lutas, e a cultura erudita, apreendida dos livros e das escolas literárias”.


Em 2009, cerca de 100 pessoas participaram das apresentações, construídas em múltiplas linguagens, como o teatro, a música e o coral, executadas por artistas de todas as idades. A quarta edição contou com uma homenagem especial, ao poeta Patativa do Assaré e ao escritor e educador Salomão de Moura Alves Brasil, que se imortalizou através de suas serenatas de amor.



Para a professora Ana Cláudia Assis - diretora do CEJA, o evento representou um encontro de gerações e partilha de saberes, contando pela primeira vez com a participação de um grupo de alunos da “melhor idade” do CEJA/PAPI-Programa de Alfabetização da Pessoa Idosa, que apresentaram os dramas, resgatando fragmentos da cultura popular perdidos e esquecidos no tempo. “A performance dos dramas proporcionou grande euforia na platéia que surpresos com o espetáculo que presenciavam aplaudiam emocionados. A experiência vivenciada neste Sarau, me fez lembrar Paulo Freire, quando diz: " Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos, há homens (e mulheres) que, em comunhão, buscam saber mais". Conclui Cláudia.


Regina Castro, ex-professora do CEJA Donaninha Arruda uma das idealizadoras do projeto, diz que a importância do Café com Letras se dá por seu alcance social e poético. “É gratificante ver a transformação do potencial das pessoas, o despertar da sensibilidade e da capacidade de expressão, daquilo que Paulo Freire chamou de ‘boniteza de ser gente’, de ir além do que lhe foi proposto pela dureza da vida”.


Por despertar a auto-estima das pessoas e incentivar o uso de linguagens variadas na educação, o Café com Letras obteve o primeiro lugar na modalidade ‘Educação de Jovens e Adultos’ no Prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Instituto Cidadania Brasil/SESI, para escolas de todo o Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, o CEJA Donaninha Arruda é campeão da categoria, anteriormente com os “Projetos Pássaro Livre” (2007) e o “Folguedo do Reisado em Baturité” (2008). “Acreditamos que a escola tem a missão de partir do que a comunidade tem, para chegar ao formal, de despertar valores e interesses de se expressar através da linguagem, e assim tornar-se referência de disseminação da cultura e transformador da realidade local”, conclui Glícia Lima.

Atores e platéia no encerramento do sarau - Fotos: Artur Camurça

6 comentários:

  1. Aproveito o espaço para parabenizar e agradecer a essa imensa e maravilhosa equipe que com dedicação, delicadeza e 'boniteza' permitiu a realização deste espetáculo. Queríamos que muitos outros Baturiteenses tivessem a oportunidade de ver a beleza do simples, que a poesia e a performance do Café com letras revelou em sua IV edição. Não podia também deixar de registrar o agradecimento a todos nossos parceiros: 8ªCREDE,Mercantil Santa Lúzia, Casas São Francisco, Porteirinha Pet Center,Rádio Maciço de Baturité, FM Girassol, Sec. de Educação do Município e Editora FTD. Por fim e na verdade, o mais importante, agradecer ao Deus da vida, por tornar tudo isto possível.

    Um abraço fraterno a todos.

    Ana Cláudia L. Assis

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de Parabenizar o CEJA por este projeto lindo e maravilhoso que foi o café com letras,que pode mostrar os talentos, da escola foi muito bom para mim poder participar dessa familia e poder atuar junto com os professores, do coral fiquei muito feliz em participar do coral me senti util. Espero que iniciativas como essa tenha mais vezes
    Jaqueline Teixeira aluna do Projeto E-jovem
    (Ceja) Mais uma vez a escola está de parabéns
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao pessoal do CEJA-Baturité pela criação desse site.
    É importante que os eventos que acontecem em nossa cidade seja amplamente divulgado principalmente aos baturiteenses que moram fora de Baturité. entre meus contatos estarei fazendo a divulgação...

    Luiz Carlos
    www.baturite-ce.com.br

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS A TODO O NÚCLEO GESTOR DO CEJA DESSA BRILHANTE ECOLA. MAIS UMA VEZ ESSA CASA DE ENSINO REALIZA PROJETOS BRILHANTES. SEMPRE ESTIVE PRESENTE AO "CAFÉ COM LETRAS" NA COMPANHIA DE SALOMÃO. DEUS PRECISOU LEVÁ-LO, MAS SENTI QUE ELE ESTAVA LÁ NAQUELA NOITE, APLAUDINDO TODOS VCS, COM AMOR E CARINHO. MUITO GRATA POR TUDO. ADOREI A REPORTAGEM E AS FOTOS NO BLOG. ESTOU MUITO ATAREFADA ESSES DIAS EM VIRTUDE DOS PREPARATIVOS PARA O NOSSO PASTORIL. SE POSSÍVEL, GOSTARÍAMOS DE NOS HONRAR COM A PRESENÇA DE VCS NA NOITE DA PRÓXIMA SEXTA, ÀS 7:30h, no GVT. FELIZ NATAL PARA TODOS...
    Profa. Rose Mary de Moura Brasil

    ResponderExcluir
  5. O "Espetáculos da Vida" é uma forma de mostrar os sentimentos que estão adormecido dentro de cada pessoa,os mais intimos dos sentimentos estão esperndo serem acordados de uma maneira saudalvel,e o teatro é parte importante na vida de cada integrante do grupo,por isso,que somos espetáculos da vida cejiana.

    Pâmela Silva

    ResponderExcluir
  6. "Ser professor é...

    Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

    Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrensdo todos os dias, a cada dia é unica e original...

    Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

    Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

    ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

    Ser professor é apointar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..."

    A VOCÊ PROFESSORAS DO CEJA DONANINHA ARRUDA É COM TODO MEU PRAZER QUE DEIXO ESSA PEQUENA MENSAGEM
    ASS: ANTONIO RONALDO
    TURMA : EJA IV
    TURNO: NOITE

    ResponderExcluir