quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CEJA e a Semana do Folclore - Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.

 SEMANA DO FOLCLORE
OFICINAS

Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é ''conhecimento popular''.
Partimos do princípio que o folclore é passado de pais para filhos, geração após geração.
Buscando dar continuidade a esse resgate cultural...  nossos alunos do PAPI - juntamente com a Coord. Escolar Sofia e a Profª Brena estão trabalhando com o folclore e a vivência dos nossos alunos... 
É um momento de descontração e troca de experiências, pois somos sabedores que as canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança é parte do folclore que nos ensinam em casa. Nas oficinas a professora mostra que os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro são marcas da nossa cultura. 
O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. 
Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos, a saber, ao mesmo tempo, parte de sua História.

CURIOSIDADE: Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração.
A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim, no dia-a-dia do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário