quinta-feira, 26 de maio de 2011

O CEJA esteve presente

Professores do CEJA Donaninha Arruda participam da Aula Magna da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aconteceu na última quarta-feira, dia 25 de maio de 2011, a Aula Magna da UNILAB, em Redenção. A referida aula inaugural foi proferida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O governador Cid Gomes e diversas autoridades convidadas, bem como a comunidade universitária e a população local também participaram do evento, dentre eles a Direção do CEJA, professores e alunos.

A abertura foi marcada pelo hasteamento da bandeira pelos reitores Paulo Speller, da Unilab, e Jesualdo Farias, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O deputado federal Eudes Xavier (PT-CE), o 1º relator do projeto da Unilab, esteve presente e recebeu elogios do governador Cid Gomes pelo trabalho que realizou para a conquista da UNILAB para o Ceará. “ Quero destacar o empenho do deputado Eudes Xavier para trazer a Unilab para o nosso Ceará. É um reconhecimento merecido “, ressaltou o governador.
A Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab)  visa integrar os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através de intercâmbio acadêmico, fomento de pesquisas e oferecimento de ensino superior público a países como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e até Macau, região administrativa especial da China. Das cinco mil vagas que a Unilab ofertará em seu início, metade será destinada a alunos brasileiros e metade a estrangeiros, principalmente dos países africanos citados. Segundo o presidente da Comissão de Implantação da Unilab, Paulo Speller, trata-se sim do resgate de dívida histórica com a África, mas também da possibilidade de intercâmbio na produção de conhecimentos em áreas fundamentais como a produção de alimentos, saúde pública, gestão pública e privada e educação básica, que concentrarão os primeiros cursos.
Fonte:http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=38284

Parabenizamos a nossa aluna Veridiana Torres e o aluno do grupo de atualização de estudo, Eronísio Texeira companheiro da Professora Luzirene, que serão alunos da UNILAB.






segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cultura afro no teatro


Professores do CEJA vão conferir a estréia do espetáculo Banzo no Centro Cultural de Baturité

Por Cleone Moura - Profª de História  e

Glícia Lima – Profª de Linguagens e Códigos

 

Quem vive a cata de prazeres perdeu se não foi assistir à peça Banzo, no dia 12 de maio de 2011, no Centro Cultural de Baturité. Uma trupe jovem da Cia Magote de Teatro fazendo teatro da melhor forma, com corpo e alma.

Uma surpresa maravilhosa! Aqueles jovens citando Castro Alves, falando da dor do negro que no século XIX, quando dava seu grito de alforria era duramente castigado. 

Todo espetáculo foi desenvolvido com o toque do atabaque pela estudante de percussão Helena Vasconcelos,que è  também professora do CEJA Donaninha Arruda. A musicalidade transmitida pelo tambor deu  a platéia uma maior possibilidade de mergulhar com mais profundidade na cultura africana.

Foi uma rica experiência presenciar a emoção daqueles jovens e ao assisti-los, possibilitou-nos fazer uma viagem ao passado. Para nós educadores, uma lição de Africanidade, um tema tão solicitado no currículo escolar, que esse jovem diretor soube ensinar tão bem e que todos nós precisamos assistir e aprender mais através da arte. Parabéns para o diretor João Paulo Freitas, pelo excelente trabalho!

Páscoa no CEJA



Celebração da Semana Santa e Páscoa na comunidade escolar do CEJA

Páscoa é dizer sim ao amor à vida
É investir na fraternidade
È lutar pelo um mundo melhor
È vivenciar a solidariedade
(Mensagem Evangélica)
São os votos do Núcleo Gestor do CEJA

A celebração da Semana Santa com professores e funcionários realizou-se no dia 20.04.11, no final da tarde. A Leitura do evangelho do dia foi uma das atividades do encontro. Na oportunidade foi organizada uma simulação da Última Ceia, em que todos sentaram à mesa e depois cearam juntos ao Cristo. O ator e professor Paulo George realizou uma bonita performance de Jesus Cristo, na Ceia final com os apóstolos, deixando uma mensagem de Páscoa a todos os presentes.

A Páscoa com os estudantes se deu no dia 25.04.11 com a recepção dos alunos realizada a partir do portão da escola pela diretora e professores, que distribuíram uma Mensagem de Páscoa Na sala de aula, a celebração continuou com cada professor que realizou o bingo da amizade com o prêmio de um ovo de Páscoa.

Nesse momento de reflexão, também  agradecemos a Deus por mais uma aniversário de nossa coordenadora Sofia que foi abraçada por todos.  

Assim, num ambiente de fraternidade e colaboração de todos que fazem a comunidade escolar a Semana Santa e a Páscoa foi celebrada no CEJA Donaninha Arruda.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Multimeios apóia o Enter - Jovem Plus


Rodas de diálogo na turma do “Enter-Jovem Plus”do CEJA Donaninha Arruda é realizada pela Multimeios em parceria com a Sala Diagnóstico

As professoras da Multimeios com o apoio da profª Cleone Moura da sala Diagnóstico organizaram duas rodas de diálogo com os estudantes do “Enter- Jovem Plus” do CEJA Donaninha Arruda, abordando o uso da “Linguagem” em diferentes contextos de interlocução.
Na primeira roda de diálogo em 06.05.2011, discutiu-se sobre “Comunicabilidade em entrevistas” sendo conduzida pela profª Glícia Lima. Apresentou-se a necessidade dos estudantes aprenderem técnicas de comunicação em entrevistas para preenchimento de vagas em empresas.
No último encontro - 13.05.2011, o tema foi “Reflexões sobre a Linguagem”. As professoras Glícia Lima e Helena Vasconcelos trouxeram questionamentos para facilitar a percepção dos estudantes em relação às diferenças das linguagens falada e escrita.

Nas duas rodas de diálogo houve a participação ativa dos estudantes com questionamentos e depoimentos sobre os temas. Um deles exemplificou o tema do encontro, recitando “Pronominais” de Oswald de Andrade, em que o poeta deixa claro as diferenças entre a linguagem formal e coloquial e o status social do falante.

Assim, em conjunto com a monitora Edna Castro, que conduz a turma do “Enter- Jovem Plus”, a equipe do CEJA está desenvolvendo atividades diversificadas, visando o maior envolvimento da turma no curso e sua motivação para aprofundar cada vez mais seus conhecimentos e conquistar espaço no mercado de trabalho.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CEJA nas ondas do Rádio

O CEJA NAS ONDAS DO RÁDIO : UMA REALIDADE QUE ULTRAPASSA AS BARREIRAS DO CONHECIMENTO E GERA EMOÇÃO...


O CEJA Donaninha Arruda com a intenção de ampliar a divulgação de sua missão e de sua ação educativa no Maciço de Baturité e assim, continuar contribuindo no processo de desenvolvimento do conhecimento dos habitantes desta Região entrou nas ondas do rádio... nas Ondas do rádio São Miguel.

Entendemos que esse é um espaço de mídia importantíssimo para a interação de conhecimentos. Sabemos que o rádio é um meio de comunicação ideal para se trabalhar a divulgação do nosso Centro de Educação de jovens e Adultos, por ser um espaço invisível de conhecimento, de saber potencial que pode atuar como veículo de conexão com a comunidade, fundindo-se os saberes acadêmicos com os do povo e assim, contribuir na transformação da sociedade.

Nessa visão, a valorização do espaço radiofônico como mídia educativa é ideal, pois sua abrangência atinge grande parte da população em tempo real, levando informação e incentivando o aprendizado escolar como formador de cidadãos para que sejam trabalhadores e trabalhadoras conscientes, desenvolvendo suas habilidades e apontando soluções criativas na sua comunidade para os diversos problemas sociais existentes.

Nossa odisséia começou no dia 11 de abril deste ano. Acontece por ocasião do Programa ‘Manhã da gente’ do comunicador e professor Paulo George, do nosso centro, já tendo ido ao ar cinco vezes. O quadro tem como âncora a profa. e diretora do CEJA Cláudia Assis e a cada programa um personagem novo se faz presente... Nossa viagem neste mês no ar tem sido muito gratificante, cheio de revelações como: Martinha, aluno Rafael, Sofia, Ozanira, Cézar, dentre outros.

No programa de hoje – 17/05/11 - o depoimento do ex-aluno e empresário bem sucedido Bosco Saraiva, o popilarr Bosco Cigano, emocionou a todos. O mesmo retratou sua trajetória de adulto de 56 anos que após a realização profissional, percebeu a existência de uma lacuna em sua vida, ou seja, percebeu que não ter sua escolarização de ens. Fundamental e Médio concluída o deprimia, o limitava frente a tantos outros desafios e possibilidades da vida.

No CEJA encontrou o apoio e incentivo que precisava, retomou os estudos, concluiu o Ens. Fundamental pelo Exame Supletivo, continuou sua odisséia e em outubro de 2010 ao fazer o ENEM obteve as notas suficientes para ter sua certificação do Ens. Médio. O mesmo agora é aluno do curso de Administração na FANOR – Faculdade do Nordeste. Freqüenta os bancos de uma universidade na capital Cearense, indo de Baturité para Fortaleza todo dia, superando todas as adversidades e cansaço do dia a dia, porém para este ‘Jovem’ aluno, o Céu é o limite.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Confira...

Alunos do CEJA Donaninha Arruda vivenciam mais uma experiência - Pesquisa Científica Júnior.

Dia 05/05 aconteceu mais uma reunião da Equipe de iniciação científica Júnior, sob a coordenação da professora Ana Cláudia L. Assis.


O projeto consiste em proporcionar aos alunos das escolas selecionadas participar de atividades de pesquisa sob a orientação de um/a professor/a orientador/a.

 No CEJA o projeto foi elaborado pela profa. Cláudia Assis e tem como título - Analisando o Cenário contraditório que circunscreve o processo de Gestão Democrática na escola pública, via Conselho Escolar, envolve 4 alunos que estão bastante motivados com mais essa oportunudade em suas vidas. São eles:
Francisco Rafael da Silva; Alexandre Pereira B. da silva;Francisco Sales Neto e Francisco Danilo da Silva.

A pesquisa está sendo realizada em 8 escolas públicas do municipio de Baturité e as ações previstas são as seguintes: Revisão de literatura acerca da temática; análise documental; aplicação de questionários; entrevistas; seminários e relatórios.

Trata-se de um momento novo na formação acadêmica de nossos alunos e esperamos contar com o apoio de todas as direções/coordenações das escolas envolvidas.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

OBA 2011

Estudantes do CEJA com orientação do Prof. Idelfonso lançam o foguete “CEJA 1”
na Praça do Salgado, na manhã do dia 20.04.2011
Por Luzirene Ferreira – luluferreira@yahoo.com.br


O lançamento do foguete CEJA I foi realizado com sucesso pelos estudantes na “Praça do Salgado” , em frente à escola, que foi assistido por professores, funcionários e pessoas da comunidade.
A construção do foguete se deu em oficinas práticas na escola que enfatizaram a responsabilidade de cada um dos estudantes com a sustentabilidade ambiental do planeta. Assim, procurou-se promover o uso dos “3Rs”- Reduzir, Reutilizar e Reciclar, quanto aos materiais usados para construir o foguete. Garrafas pet, papelão, canos de PVC, entre outros fizeram parte dos materiais reutilizados para construir o foguete, como também o recolhimento do lixo ocasionado pelo "lançamento do foguete" na praça.
A atividade faz parte das ações  da equipe de professores do CEJA da Área de Ciências da

Natureza  que estão desenvolvendo oficinas  para dar apoio teórico e prático, visando uma boa atuação dos estudantes da escola na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica que será  dia 13.05.2011.
Incentivar a pesquisa e a prática científica é a meta. Por isso, essa olimpíada objetiva promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica. Suas ações visam proporcionar aos estudantes uma nova visão da ciência e tecnologia, de modo a perceber que elas fazem parte do seu cotidiano.